Rua 7-A, 158, Sala 1 e 2, Ed. Riol. Setor Aeroporto, Goiânia | GO
Plaquetas são componentes sanguíneos produzidos na medula óssea, que participam do sistema de coagulação do sangue, diminuindo os sangramentos.
Os concentrados de plaquetas são utilizados no suporte hemoterápico no tratamento de doenças hemorrágicas, oncológicas, nos transplantes e em outras doenças.
SIM, porém a quantidade de plaquetas retirada na plaquetaférese (nome dado ao processo de doação de plaquetas por aférese) é 6 a 8 vezes maior do que a retirada em uma doação convencional de sangue.
É realizada uma punção venosa em um dos membros superiores do doador, de modo que o sangue retirado é direcionado à um equipamento automatizado. Esse equipamento é capaz de coletar somente as plaquetas e retornar os demais componentes sanguíneos ao doador.
Todo material é estéril e descartável, inclusive o kit de coleta. O sangue do doador não entra em contato com o equipamento, somente com o kit. A quantidade de plaquetas retirada não afeta de forma alguma a saúde do doador, sendo que a medula óssea as repõe em aproximadamente 24h. Reações adversas leves e passageiras podem ocorrer devido ao uso de solução anticoagulante.